Instalar impressoras HP no Slackware

2 04 2008

Se você já pesquisou e não conseguiu instalar sua impressora no Slackware, você encontrou a solução para seus problemas:

1) Vamos instalar o pacote CUPS. Digite isto no terminal de sua preferência:

# wget ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-12.0/patches/packages/cups-1.3.7-i486-1_slack12.0.tgz

2) Vamos instalar o pacote com os drivers das Impressoras HP digitando isto no terminal:

# wget http://ftp.ist.utl.pt/pub/slackware/slackware-10.0/slackware/ap/hpijs-1.6-i486-1.tgz && installpkg hpijs-1.6-i486-1.tgz

3) Vamos iniciar o serviço do CUPS caso ele não esteja rodando, digitando isto no terminal: && installpkg cups-1.2.11-i486-2_slack12.0.tgz

# chmod +x /etc/rc.d/rc.cups && /etc/rc.d/rc.cups start

4) Vamos atualizar a Base de Dados digitando isto no terminal:

# updatedb

5) Vamos atualizar as Libs do sistema digitando isto no terminal:

# ldconfig

6) Abra o Mozilla Firefox ou o navegador de sua preferência e digite isto na barra de navegação:

http://localhost:631

7) Vamos adicionar a impressora:

OBS: Se pedir usuário e senha em algum dos passos, use o logon e a senha do usuário root

7.1) Clique na aba “Administration” depois em “Add Printer”.

7.2) Coloque o nome que você desejar sem conter espaços ou “/” ou “#” e clique em “Continue”.

7.3) Selecione o “Device”, no meu caso eu selecionei “HP Deskjet”, e clique em “Continue”.

7.4) Selecione o modelo da sua impressora e clique em “Add Printer”. Ou baixe o PPD em e selecione-o e dê um clique em “Add Printer”.

Pronto. Sua impressora está instalada.


Ações

Information

21 responses

2 04 2008
Olívio Farias

Maravilhoso Tutorial amigo Lemuel \o/
Valeuuuu!

2 04 2008
lemuelroberto

Grande Olívio,

Muito obrigado.

Até a próxima.

15 04 2008
Tania

Ok Olívio mas, tem alguma dica de instalação de uma multifuncional HP para a licença GNU/Linux da insigne software? Posso seguir as mesmas dicas?
Até mais…

15 04 2008
lemuelroberto

Olá Tania,
qual é o modelo da sua multifuncional?
Será um prazer ajudar você.

26 04 2008
rosana

gostaria de instalar hp multifucional hp deskjet f380 all-in-one no linux como faco

28 04 2008
lemuelroberto

Oi rosana,
faça o seguinte:
Baixe aqui um pacote de configuração ( está em um arquivo RPM). Se você usa uma distribuição que tenha suporte a executáveis RPM não precisará transformar o pacote, mas se usa uma que deriva da Debian ( pacotes DEB) ou do Slackware ( TGZ) leia aqui como transformar para o tipo de pacote que a sua distribuição suporta, se tiver dúvidas quanto à instalação do Alien é só postar.

Instale o pacote de configuração que você baixou.

Agora baixe aqui o driver do seu dispositivo e instale-o.

Boa sorte.
Qualquer dúvida é só postar.

15 05 2008
tardelli

O link do cups está off…

30 05 2008
Gustavo

estou tentando instalar uma Hp deskjet F4180 All-in-one e não estou conseguindo instala-lá no linux como eu faço?

21 06 2008
Bia

Nao consigo entrar no http://localhost:631
O que faco agora?

30 06 2008
lemuelroberto

Bia,

desculpa pela demora, eu estou estudando muito e estou sem tempo para entrar todos os dias.

O endereço pode não estar sendo acessado porque possivelmente os pacotes não foram instalados corretamente.

Obrigado. Qualquer dúvida pode perguntar.

30 06 2008
lemuelroberto

Obrigado tardelli,

os link já foram revistos.

29 07 2008
edson

alguem sabe como eu consigo o cd da hp deskjet f4100, pos o meu arranhou
se alguem poder me ajuda agradeco =/

29 07 2008
edson

alguem sabe como eu consigo o cd de instalacão da hp deskjet f4100, pos o meu arranhou
se alguem poder me ajuda agradeco =/

29 07 2008
dodo

muito bom este tuto !

me ajudo muito

20 08 2008
kbelo

help!!!!!!!!!! quero os dives da hp f4100 all-in-one. se alguem puder me ajudar.
brigado

29 08 2008
Marlan

Eu possuo a distro fedora 9 sulfuhr (em DVD) e não estou conseguindo instalar minha multifuncional Hp f 380 pelo driver distribuido pela hplip. Quando chega a hora de digitar a senha do “root/superuser” o sistema não reconhece e deixa essa mensagem:

error: No output seen in over 300 sec… (Is the CD-ROM/DVD source repository enabled? It shouldn’t be!)

O que isso significa?
O que devo fazer?

Isso não ocorre porque digito a senha errada pois eu me lembro bem e a senha funciona em outras funções do fedora.

Sera problema no terminal do fedora.

27 12 2008
fernanda

como eu instalo minha inpressora HP multifuncional ????

25 01 2010
Box para Banheiro

Eu também preciso do cd que o edson pediu.

Marta

10 03 2010
ribalinuxsp

Valeu pela dica como instalar imp. hp no Linux …
Fiz todos os passos e deu certo .
flw…

10 06 2011
André Valente

Boa tarde gostaria de saber se posso esta seguindo esses procedimentos para instalar a officejet 6000 wireless?

atenciosamente

10 06 2011
lemuelroberto

Me desculpe André, mas infelizmente não posso te responder, pois já faz 3 anos que postei esse tutorial e já não uso mais Slackware.

Não sei se o pacote CPUS suporta sua impressora, mas não custa tentar ou mesmo olhar o manual antes.

Boa sorte e não desista.

Deixe um comentário